CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ESSENCIAIS DE UMA ESTRADA RURAL



Uma boa drenagem superficial, permitindo que as águas pluviais sejam conduzidas adequadamente para fora do leito da estrada, uma boa capacidade de suporte e boas condições de rolamento e aderência são características fundamentais para uma estrada rural não pavimentada garantir condições de tráfego satisfatórias.

 

DRENAGEM SUPERFICIAL

A drenagem superficial visa conduzir adequadamente as águas que correm superficialmente na plataforma para fora do leito da estrada, evitando processos erosivos e danos na estrada. Um sistema de drenagem adequado é o aspecto mais importante de uma estrada rural, superior ao revestimento da pista de rolamento. Uma estrada revestida e sem os dispositivos de drenagem terá sua plataforma danificada assim que chover. Portanto, um bom sistema de drenagem é essencial para a estrada de terra. Sem uma eficiente drenagem, por melhores que sejam as condições técnicas da pista, mais cedo ou mais tarde sua deterioração será total. Faz-se a drenagem superficial de uma estrada rural através de um conjunto de dispositivos, como o abaulamento da pista de rolamento, sarjetas, lombadas, segmentos de terraços e bacias de captação.

Escoamento da água pelo leito da estrada causa erosão

 

                                                                                               Bacia de captação

 

 

CAPACIDADE DE SUPORTE

Estradas com boa capacidade de suporte são aquelas com baixa capacidade de deformação, ou seja, é a capacidade dos materiais que constituem a superfície de rolamento em manterem-se coesos e firmes diante do tráfego desta determinada estrada. A utilização de solo adequado ou de materiais granulares, junto a uma compactação eficiente, são indispensáveis para resolver os problemas relacionados à capacidade de suporte.

CONDIÇÕES DE ROLAMENTO E ADERÊNCIA

As condições de rolamento de uma estrada estão relacionadas ao conforto e a segurança dos usuários. Estradas com boas condições de rolamento são aquelas regularizadas, que não possuem buracos, rodeiros e ondulações. Já as condições de aderência estão relacionadas com o atrito entre os pneus e a pista. O excesso de materiais granulares soltos sobre a pista de rolamento, ou uma estrada com solos escorregadios quando úmidos, elevam a probabilidade de perda de aderência e consequente controle do veículo, colocando os usuários da estrada em risco.

 

 Antes                                                                                                                                                                                                                           Depois