Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Carta de Serviços

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp), empresa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, opera em consignação, por conta própria ou por conta de terceiros, em atividades de motomecanização, transporte de máquinas e equipamentos, obras, edificações, serviços de engenharia e infraestrutura, voltados à conservação do solo e da água; à irrigação; à agricultura; à silvicultura; à agropecuária; ao agronegócio e ao desenvolvimento sustentado e conservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis.

Com quase 90 anos de história, conta com técnicos com alta qualificação e é uma referência em qualidade técnica nos serviços que desenvolve. Contratar a Codasp é a certeza da obtenção de resultados de qualidade.

Conheça, a seguir, alguns dos serviços oferecidos pela Codasp:

  1. Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos

O Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais, recupera estradas rurais de terra, possibilitando o escoamento da produção agrícola e proporcionando maior segurança ao tráfego de veículos da população da área rural, bem como ao transporte escolar e ambulância. Este trabalho, que já recuperou quase 13 mil quilômetros de vias, além de construir estruturas de captação e infiltração de águas pluviais, melhora as condições de suporte e rolamento da pista das estradas rurais, com a execução de revestimento primário.

  1. Manutenção Básica de estradas rurais

A Manutenção Básica proporciona boa capacidade de suporte e boas condições de rolamento por meio de operações simples, como capina mecânica nos bordos da estrada, compactação do leito estradal, abaulamento adequado da pista e construção de pontos de desague, para garantir o escoamento das águas superficiais. Quando necessário, inclui-se também pequenas obras de arte como passagem molhada e instalação de linha de tubo para drenagem de fluxo transversal.

  1. Conservação de estradas de terra

A malha viária com diversas estradas vicinais de terra é um fator de grande importância econômica para o desenvolvimento regional, melhorando o escoamento da produção e a interligação de municípios. É perfeitamente possível que uma rodovia não pavimentada tenha boas condições de tráfego. Para isso, é preciso realizar serviços criteriosos de melhoria da preservação da água e conservação do solo e suas propriedades, tais como estabilidade, resistência, deformabilidade e permeabilidade.

  1. Terraplenagem

Os serviços de terraplenagem desenvolvidos com ênfase à conservação de solo e da água, incluem entre outros, a sistematização de terrenos para a construção civil, barramentos de cursos d’águas (represas) e adequações de leitos e traçados de estradas rurais. A Codasp ao longo dos anos de trabalho e experiência, conta com uma carteira de importantes clientes nesta atividade.

  1. Construção de base preparatória para pavimentação de estradas e ruas

A preparação para a pavimentação de uma rua ou estrada tem importante papel na qualidade e na durabilidade do asfaltamento, podendo ser contratada por empresas privadas e prefeituras. Este trabalho antecede a aplicação da camada de rolamento (asfalto ou concreto): corte, aterro, compactação, execução de sub-base, base, subleito e leito, com a garantia de obtenção dos melhores resultados.

  1. Construção de pequenas barragens em propriedades rurais e para controle de enchentes

A reservação de água e o aumento da disponibilidade hídrica pode ser fundamental para um produtor rural e suas atividades econômicas, contribuindo para a produção sustentável e para o proprietário rural se transformar em produtor e conservador de água. A Codasp planeja e executa pequenas barragens em propriedades rurais. Essa técnica pode ser utilizada também pelos municípios para construção de pequenas barragens para controle de enchentes.

  1. Conservação de Solo – Terraceamento

O terraceamento é fundamental para evitar erosões, assoreamentos de rios, entre outros fatores que provocam prejuízos aos proprietários rurais, além de ter importante função ambiental. Essa técnica é aplicada ao dividir uma área inclinada em várias rampas, fazendo com que a água da chuva, ao escoar superficialmente, perca sua força, removendo menos sedimentos, reduzindo os processos erosivos e evitando o assoreamento dos corpos d’água, além de favorecer a infiltração da água no solo, abastecendo o lençol freático. A Codasp tem uma importante carteira de clientes, incluindo produtores rurais, empresas privadas e órgãos como o Itesp e o Incra.

  1. Construção de tanques para piscicultura

Produtores rurais e associações podem contratar a Companhia para construção de tanques para criação de peixes, para obterem resultados de qualidade. A Codasp faz a avaliação e o projeto para a área escolhida, bem uma análise da água que o abastecerá, com foco na vazão disponível, para a escolha do tipo de tanque mais adequado à finalidade.

  1. Assistência a pequenos agricultores no preparo de solo pré-plantio

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde opera, a Codasp conta com os equipamentos e profissionais necessários para auxiliar os pequenos e médios agricultores no correto preparo do solo, como a aração, a gradagem e a subsolagem, essenciais para garantir uma boa produtividade.

  1. Construção de tanques para reservação de água para abastecimento

O abastecimento das cidades se tornou um desafio com a ocorrência de crises hídricas, que também afetaram as propriedades rurais. A Codasp pode ser contratada por produtores rurais, empresas e prefeituras para realizar o projeto adequado e a execução das obras, para resultados eficazes.

  1. Construção de lagoas para tratamento de esgoto

A Codasp realiza projetos e a execução de obras para lagoas de tratamento de esgoto, de grande importância para preservação de rios e mananciais e consequentemente da natureza. A empresa já executou, com sucesso e qualidade, lagoas de tratamento de esgotos, atendendo por meio do Programa Água Limpa, do Governo do Estado de São Paulo.

  1. Abertura de áreas para plantio
    a) Destoca
    b) Gradeação
    c) Carreadores internos
  1. Projetos para conservação de nascentes     

A Codasp desenvolve serviços para conservação de nascentes, promovendo intervenções conservacionistas para a recuperação de solo e água. A Companhia tem papel protagonista nos trabalhos realizados nas cidades de Holambra, Botucatu e Pardinho, nas quais são desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Projeto Nascentes de Holambra e o Projeto Nascentes de Botucatu-Pardinho, de vanguarda na conservação de solo e de água.

A Codasp está habilitada para oferecer um pacote completo para municípios ou entidades que desejem contratá-la para projetos de recuperação de nascentes, com:

a) Mapeamento de nascentes;
b) Projeto Individual da Propriedade (PIP);
c) Projeto de recuperação de Matas Ciliares;
d) Projetos para conservação de mata de entorno;
e) Conservação do solo;
f) Carreadores Internos;

 

  1. Recomposição florestal

Um dos focos de atuação da Codasp é a preocupação com o meio ambiente. A Companhia desenvolve trabalhos para auxiliar na recomposição de áreas degradadas com o plantio de mudas. Mais do que plantar, realiza a manutenção do plantio por períodos contratados, fazendo com que a mudas se viabilizem e a restauração florestal seja eficaz. Exemplo disso é o reservatório de Paraitinga, em Salesópolis, do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), onde 54 mil mudas foram plantadas e vêm sendo cuidadas pela equipe da Companhia. Outras 7 mil mudas foram plantadas na cidade de Holambra por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Fundação Banco do Brasil.

 

Contratação por Dispensa de Licitação – Por ser uma empresa especializada, de economia mista, com controle acionário do Governo de São Paulo, a Codasp pode ser contratada por Secretarias de Estado, órgãos estaduais e federais da Administração Pública, prefeituras municipais e seus órgãos, com dispensa de licitação, com base na Lei 8.666 de 1993, uma vez que seus preços são compatíveis com os praticados no mercado, entre outros requisitos.

queueDownload – Folder Carta e Serviços