Alunos da rede pública de Marinópolis aprendem a importância de se preservar o solo e a água

Postado em 12/jun/2018 -

SONY DSC

Alunos dos quintos e sextos anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipal Prof. José Caetano de Oliveira e Estadual Prof. Antonio Marin Cruz, no município de Marinópolis, participaram de palestra abordando temas como erosão, assoreamento dos mananciais, importância da proteção dos solos, rios e vegetação e puderam conhecer o Simulador de Chuvas desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), com o objetivo de ensinar, na prática, a importância da conservação do solo e da água.

Na atividade, desenvolvida pela Regional Noroeste, por meio da Unidade de Apoio de Presidente Prudente, no dia 28 de maio, o engenheiro agrônomo Diego Henriques explicou aos alunos e professores a importância da preservação dos recursos naturais, especialmente a água. Após a palestra, todos participaram da demonstração prática com o Simulador de Chuvas, verificando o impacto ambiental causado pelo escoamento superficial da água nos solos, gerando os processos erosivos e o assoreamento dos mananciais.

O Simulador é composto por duas caixas inclinadas, que representam a declividade que também ocorre na natureza, sendo uma com solo com vegetação e a outra sem vegetação. A chuva simulada cai na mesma quantidade nas duas áreas. Por meio de um sistema de irrigação acima das caixas, a chuva simulada cai na mesma quantidade e os alunos são orientados a coletar a água que se infiltra na terra e escorre pelas duas caixas, podendo perceber claramente a diferença nos resultados: na caixa com vegetação, a água sai clara e se infiltra em maior quantidade, diretamente no lençol freático. Já no solo sem vegetação, ela sai barrenta e tem menor infiltração, abastecendo menos o lençol freático e causando erosão.

Os alunos demonstraram bastante interesse e ao final da simulação, entenderam e conseguiram comparar as diferenças, verificando na prática a importância de se preservar a vegetação e os recursos naturais existentes, para que não faltem no futuro. Esta atividade vem sendo realizada desde 2010 e já atendeu mais de 1,2 mil alunos da rede pública, dentre outros. Esta é uma forma, de a Codasp promover educação ambiental e, simultaneamente, mostrar a importância de seu trabalho na recuperação de estradas rurais e conservação do solo e água.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Marinópolis, com a coordenação técnica do Gerente da Regional Noroeste da Codasp, Henrique Carlos Montefeltro Fraga.

SONY DSC