Codasp realiza curso para operadores de máquinas em Marinópolis

Postado em 12/jun/2018 -

marinopolis1

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, realizou nos dias 29 e 30 de maio e 5 e 6 de junho, no município de Marinópolis, o “Curso de Recuperação e Manutenção de Estradas Rurais”, como seguimento da obra do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos que está sendo executado no município, recuperando seis quilômetros de estradas rurais. O curso contou com a presença de 20 participantes dos municípios de Marinópolis, Nova Canaã Paulista, Palmeira D’oeste e Dirce Reis, bem como operadores da Usina Vale do Paraná, com sede em Suzanápolis.

O curso tem o objetivo de capacitar operadores e responsáveis do setor em técnicas de adequação de estradas rurais. Com duração de quatro dias, totalizando 24 horas, apresentou conceitos sobre conservação de solo, terraplanagem e revestimento primário, recuperação de áreas degradadas, recuperação e manutenção de estradas rurais, como identificar problemas, causas e soluções em estradas rurais, manutenção básica e preventiva de equipamentos e segurança do trabalho.

O engenheiro agrônomo Diego Henriques e os técnicos operacionais Adilson Galdi, Marcelo Yamamoto e Márcio Anjolete, com contribuição dos operadores presentes na obra, foram os instrutores. As orientações de manutenção foram ministradas pelo mecânico líder da Regional Noroeste, Hugo Cavalcanti. As aulas práticas foram realizadas na Estrada MNO-371.

A Codasp é a empresa oficial de serviços de motomecanização do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo serviços de infraestrutura voltados ao agronegócio, à irrigação, agricultura, silvicultura, agropecuária, desenvolvimento sustentado, conservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, principalmente do solo e da água. O Curso realizado em Marinópolis contribuiu para a transferência de conhecimentos voltados à adequação de estradas rurais de terra, como ferramenta de disseminação da tecnologia própria para a conservação dos recursos naturais.marinopolis3

marinopolis2