Curso de capacitação para operadores de máquinas em recuperação de estradas rurais em Araçatuba

Postado em 29/mar/2018 -

A Codasp realizou nos dias 1, 2, 6 e 7 de fevereiro, na sede do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Araçatuba, o “Curso de Recuperação e Manutenção de Estradas Rurais”, como resultado de uma parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ambas vinculadas à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) da Prefeitura de Araçatuba. A aula inaugural foi aberta pelo Gerente da Regional Noroeste da Codasp, Engo Henrique Carlos M. Fraga, contando também com a presença da Vice-Prefeita de Araçatuba, Edna Flor, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Petrônio Pereira Lima, do Assessor Executivo de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), Arnaldo Vieira Filho e do Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), José Roberto da Costa.

Com o objetivo de capacitar operadores e responsáveis do setor em técnicas de adequação de estradas rurais, com duração de quatro dias, totalizando 24 horas, o curso discutiu sobre conceitos sobre conservação de solo, terraplanagem e revestimento primário, recuperação de áreas degradadas, recuperação e manutenção de estradas rurais, como identificar problemas, causas e soluções em estradas rurais, manutenção básica e preventiva de equipamentos e segurança do trabalho. O curso foi ministrado por técnicos e engenheiros da Codasp e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As aulas práticas foram realizadas na Estrada ART-070, denominada Caram Rezek. Ao término do curso foram entregues certificados emitidos pela Codasp aos 61 participantes.

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo é a empresa oficial de serviços de motomecanização do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo serviços de infraestrutura voltados ao agronegócio, à irrigação, agricultura, silvicultura, agropecuária, desenvolvimento sustentado, conservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, principalmente do solo e da água. O Curso realizado em Araçatuba foi mais uma atuação da Companhia na transferência de conhecimentos voltados à adequação de estradas rurais de terra, como ferramenta de disseminação da tecnologia própria para a conservação dos recursos naturais.