Visita de alunos da Engenharia Ambiental da Unesp na Codasp

Postado em 11/maio/2018 -

prudente_unesp_codasp3

Alunos do 5ª. ano do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente, acompanhados dos Docentes Antônio Cezar Leal e Renata Ribeiro de Araújo, que ministram as disciplinas Gerenciamento de Recursos Hídricos e Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, visitaram a Unidade da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) de Presidente Prudente, Regional Noroeste, empresa ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A visita, no dia 4 de maio, teve o objetivo dos alunos conhecerem os trabalhos de conservação de solo e água, por meio da recuperação de estradas rurais. Os trabalhos realizados pela Codasp, por meio do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos impedem os processos erosivos e consequentemente o assoreamento de corpos d’água, evitando grandes danos ambientais. Também contribuem para a maior infiltração de água no solo, através das estruturas de armazenamento de águas pluviais construídas as margens das estradas, promovendo o abastecimento do lençol freático.

A recuperação ambiental é apenas um dos benefícios do Programa Melhor Caminho, que também proporciona tráfego mais seguro aos usuários e favorecem o escoamento da produção agrícola, dentre outros.

prudente_unesp_codasp4

prudente_unesp_codasp1

Os alunos foram recebidos pelos engenheiros agrônomos Diego Henriques e José Roberto da Silva, que apresentaram o Programa e seus benefícios ambientais, e posteriormente visitaram a obra recém-concluída no município de Indiana, onde puderam verificar a tecnologia empregada pela Companhia e todos os ganhos ambientais promovidos no local.

O presidente da Codasp, Alexandre Penteado Pires, destacou que a visita dos alunos da Engenharia Ambiental da Unesp foi de fundamental importância, pois conheceram as modernas técnicas utilizadas pela Companhia nos seus trabalhos. “É fundamental para quem está em formação verificar que as técnicas que aplicamos conservam o solo e a água, ou seja, contribuem com uma agricultura sustentável”, ressaltou.

prudente_unesp_codasp2

prudente_unesp_codasp